As belezas naturais de Bonito no agreste pernambucano

Bonito é uma das cidades que apresenta maior potencial para o turismo no estado, seja rural, ecológico ou de negócios. Uma visita ao município é uma opção apropriada e refrescante, já que suas cachoeiras são consideradas uma das 7 maravilhas de Pernambuco.

Conheça-a-Cidade---Bonito-PE

Saindo do Recife, capital de Pernambuco, pela BR-232, são apenas 135km, e a viagem pode ser feita em cerca de 1h30. A região onde está situada a cidade de Bonito é contornada por reservas da Mata Atlântica, e está a 900m de altitude, criando o cenário perfeito para o ecoturismo.

Bonito faz jus ao seu nome. Anteriormente chamado de Rio Bonito, nos seus 467km2, o belo conjunto de cachoeiras são as principais atrações de turismo ambiental da cidade. É também chamada de “Cidade das Águas”, devido às suas várias nascentes de águas cristalinas.

Aventureiros e turistas se encantam com o clima ameno, trilhas ecológicas confortáveis, diversificada rede hídrica, composta, além das várias cachoeiras e nascentes, por rios, riachos, barragens, corredeiras, piscinas naturais e lagos.

Bonito, a capital das cachoeiras

A natureza dá as boas vindas a quem passa por Bonito. Entre os locais mais visitados, ganham destaque as cachoeiras Véu da Noiva, Barra Azul, Poço Dantas, Pedra Redonda, Paraíso, Gruta e Mágico, entre tantas outras.

cachoeiras-bonito-pe

Turismo de Aventura

Entre vales e montes, ouvindo o barulhinho das águas, é impossível não relaxar ao tomar banho nestas cachoeiras. Mas para quem prefere atividades e esportes radicais, em meio às águas, florestas verdejantes e vistas impressionantes, os atrativos são bem variados: trekking, rapel, arborismo, tirolesa, escalada, além de passeio a cavalo, e mergulho.

Rapel

A Véu da Noiva, com 32m de altura, é a mais famosa das cachoeiras de Bonito, onde o rapel é bastante praticado.

Rapel-Cachoeira-Véu-da-Noiva---Bonito-PE

Arvorismo Adulto e infantil

Veja um artigo no nosso blog sobre Arvorismo, esta atividade que vem crescendo bastante no ecoturismo brasileiro e ganha cada vez mais espaço em hotéis fazenda.

arvorismo-bonito-pe

 

arvorismo-infantil

Tirolesa

tirolesa-bonito-pe

Escalada

Paredão de escalada

escalada-bonito-pe

Trilha

trilha-ecologica-bonito-pe

Bonito Ecoparque

No Bonito Ecoparque é possível aliar o turismo ecológico ao turismo de aventura. Assista a este vídeo descontraído, veja todas as atrações do local e sinta na pele o clima da cidade.

City Tour

Na cidade, conheça o Marco Zero e visite a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. O circuito mais popular é o do Rio Verdinho (Cachoeiras do Véu da Noiva, Pedra Redonda, Toca e Barra Azul), onde você vai encontrar pequenas trilhas pela Mata da Chuva. Deixe para curtir o Por do sol no Sítio do Himalaya, onde dá pra ver a lagoa do Prata, os vales e as cidades próximas, num clima mais friozinho.

Este roteiro é ideal para ser feito em apenas um dia. Mas, dependendo do perfil do grupo e do tempo da viagem, existem diversos roteiros para turistas, com acompanhamento de guias, que podem ser feitos para visitar outras cachoeiras mais privativas e pouco conhecidas; também cachoeiras com lagos de latitude ou só com lagos, as ruínas de históricos engenhos; entre tantos outros.

Muitas pessoas acham que em um ou dois dias é possível aproveitar tudo que Bonito tem a oferecer. É um grande engano. Não se limitem apenas às cachoeiras, a Pedra do Rodeador, por exemplo, também merece uma visita. Com 685 metros de altitude, recebem visitantes de todas as idades, à procura de aventura ou simplesmente para apreciar a paisagem. Algumas pessoas acreditam que o lugar seja místico.

Muitos bonitenses se dedicam à floricultura, e se tornaram os maiores abastecedores da região e também do Recife. A plantação de flores dá um banho de beleza, com mais de 300 estufas que prendem a atenção dos visitantes. Além disto, 850 hectares de terra fértil fazem de Bonito também uma grande produtora de frutas, hortaliças e tubérculos.

No Mirante da Serra do Araticum, encontra-se a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, que fica próximo a um lago. A visão panorâmica da cidade também é belíssima.

Artesanato

Em Bonito, o artesanato em cerâmica e em madeira, cativa os que gostam de levar lembranças de viagem para casa. Você vai encontrar belíssimas peças por toda a cidade.

Onde ficar

Para curtir ao máximo tudo que Bonito oferece para quem busca o turismo ambiental, há diversas opções de hospedagem, que vão de hotéis e pousadas a albergues e campings. Para que está fugindo da rotina e do stress das grandes cidades, a simplicidade e o contato com o meio ambiente são o charme maior.

Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro
81 3231.1253 | 9725.3131
contato@engenhopedrarodeadouro.com.br
www.engenhopedrarodeadouro.com.br

Hotel Fazenda Água Branca
81 3737.2700 / 3737.2377
reservas@hotelfazaguabranca.com.br
www.hotelfazaguabranca.com.br

Refúgio do Rio Bonito
81 3423.1561 / 9194.1357/ 9451.2690
reservas@refugiodoriobonito.com.br
www.refugiodoriobonito.com.br

Bonito Plaza Hotel
81 3737.1249 / 3737.1926
reservas@bonitoplazahotel.com.br
www.bonitoplazahotel.com.br

Pousada Rural Estação Verde
81 3737.1406 | 884.6775
contato@pousadaestacaoverde.com.br
www.pousadaestacaoverde.com.br

Pousada Engenho Verde
81 9916.3255 / 9916.0049 / 9123.5559
contato@pousadaengenhoverde.com.br
www.pousadaengenhoverde.com.br

Pousada Engenho Caramuru
81 9986.7850 / 9871.6945 / 9479.2260
contato@engenhocaramuru.com.br
www.engenhocaramuru.com.br

Pousada Paraíso do Prata
81 3754.4207 / 9500.3121
www.paraisodoprata.com.br

Albergue Águas de Bonito
81 9789.6359 / 9711.1036
www.aguasdobonito.com.br

Bonito Ecoparque
81 9935.3656 / 8512.7225 / 9769.2521
contato@bonitoecoparque.com.br
www.bonitoecoparque.com.br

No café da manhã, você vai encontrar a comida típica nordestina: macaxeira, carne de sol, cuscuz, queijo coalho, regado a muito contato com a natureza e tranquilidade.

cafe-da-manha-bonito-pe

Vídeo de Bonito/PE

Assita ao vídeo institucional do município:

Preserve a natureza!

Aos turistas que pretendem visitar este lugar maravilhoso, repletos de riquezas, cuidar da natureza é primordial. Bom passeio!

 

Fonte: Prefeitura de Bonito / Wikipedia

3 comentários em “As belezas naturais de Bonito no agreste pernambucano”

  1. Pingback: Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro - Bonito/PE - Hotéis Fazenda

  2. por favor sou de limoeiro pe ,e gostaria de levar minha familha para conhecer as belezas desta cidade mais tambem gostaria de saber se para chegar ate as cachoeiras tenho de pagar algun valor e quanto é esse valor?

  3. Pingback: Pousada Refúgio do Rio Bonito - Bonito PE - Hotel Fazenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.