Arborismo, esporte cada vez mais popular no turismo rural

Conheça um pouco mais o Arborismo

Modalidade de lazer que surge com o crescimento do ecoturismo e o turismo pedagógico, veio para ficar com crescente número de hotéis fazenda e estâncias desportivas que promovem a prática. Conheça o Arborismo.

foto de arborismo ecoturismo

Se você curte esportes radicais deve conhecer o Arborismo, que proporciona uma aventura no alto das árvores: muita adrenalina em meio à natureza. A atividade é realizada por meio de plataformas instaladas no alto de árvores, por onde o praticantes e locomove. Além disso, no circuito, há obstáculos como tirolesa, escadas e falsa baiana (ponte suspensa) para deixar o esporte mais emocionante. O circuito pode demorar minutos ou até horas.
Arborismo

arborismo4

Popularização do Arborismo

A atividade é recente, mas já está se tornando bastante popular no turismo de aventura e ecoturismo em vários países, porque pode ser usada também para recreação, para estudos de biologia que precisem investigar o topo das árvores e até para uma integração maior entre homem e natureza.

Contato com a natureza com um ponto de vista diferente

Como se vê, o arborismo pode tanto ser usado para superar desafios como para a diversão detoda a família ou grupo de amigos. A aventura pode ainda ser utilizada como parte de treinamento de recursos humanos de empresas, para que os funcionários e equipe empresariais enfrentem situações de desafios.

Modalidades do arborismo

O arborismo pode ser praticado de diferentes formas. Veja as três modalidades dessa atividade:

  • Arborismo Técnico – é a modalidade adotada por pesquisadores (botânicos, biólogos etc..), com a finalidade de se locomover pelas copas das árvores. Esse estilo surgiu na década de 1980, na Costa Rica, pela necessidade dos pesquisadores em ficar no topo das árvores para observar o comportamento das espécies.
  • Arborismo Acrobático – Essa modalidade tem como finalidade o lazer e foi criada tendo como base o arborismo técnico. A ideia é aumentar a dificuldade da travessia, com vários obstáculos no caminho. O praticante deve ter muita coragem, equilíbrio e coordenação para superar os desafios.
  • Arborismo Contemplativo – com essa modalidade, o praticante não precisa utilizar equipamentos de segurança. O único objetivo é apreciar as belezas da natureza, por isso o percurso conta com proteções laterais, plataformas bastante amplas, sem oferecer dificuldades para o praticante. Teve origem no arborismo técnico, depois que os pesquisadores instalaram plataformas maiores para passar a noite na copa das árvores.

Itens de segurança para arborismo

O arborismo deve ser acompanhado por monitores especializados e os praticantes precisam usar os itens de segurança, chamado de kit arborismo: capacete, cabo de segurança, cadeirinha, polia e mosquetão. É preciso também prestar atenção ao vestuário: o praticante deve usar blusa de manga comprida, calça e um tênis para fazer o percurso. Não deixe de usar protetor solar e um repelente na aventura, porque você pode encontrar muitos insetos pelo caminho.

Esporte radical

A proposta do arborismo como esporte surgiu na Nova Zelândia e na Françana década de 1990. Inicialmente era tudo muito simples, mas com o passar do tempo o esporte foi se aperfeiçoando, com melhora da travessia e mais desafios, dando origem ao arborismo acrobático.

Ecoturismo

A proposta do arborismo como esporte surgiu na Nova Zelândia e na Françana década de 1990. Inicialmente era tudo muito simples, mas com o passar do tempo o esporte foi se aperfeiçoando, com melhora da travessia e mais desafios, dando origem ao arborismo acrobático.

Contato com a natureza

Mais do que um esporte, o arborismo propicia o contato próximo da natureza, com a observação de animais e plantas que tem seu habitat na copa das árvores.
arborismo praticado por criança
No Brasil, é chamado também de “arvorismo”, denominação que foi feita por um francês. Por isso, podemos dizer arborismo ou arvorismo.

Conheça um Hotéis Fazenda com Arborismo

Assine a nossa newsletter e receba novidades

No Responses

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *